Espaço de Generalidades

quarta-feira, janeiro 16, 2008

…rir é mesmo o melhor remédio..

Esta fotografia é dedicada a um grande amigo meu Isidoro Alter,

uma recordação dos bons momentos passados há 30 anos +/-

Um beijinho especial para ti e para a tua Leonor

(...)…rir é mesmo o melhor remédio..

A Medicina é a mais bela das profissões (diz quem a pratica).

Esta é a primeira etapa,

no próximo post seguir-se-á o prolongamento...

(...)"O doente que tem que contar em minutos os males de um "maldito corpo que não

corresponde aos desejos da alma"

está sujeito a lapsus linguae, frutos da atrapalhação, da timidez,

do incómodo de ali estar perante o médico.

Compreendamo-lo pois com bom humor!"

Carlos Barreira da Costa, médico Otorrinolaringologista da muito nobre e

Invicta cidade do Porto, decidiu compilar no seu livro

"A Medicina na Voz do Povo", com o inestimável contributo

de muitos colegas de profissão, trinta anos de histórias,

crenças e dizeres ouvidos durante o exercício desta peculiar

forma de apostolado que é a prática da medicina.

E dele não resisti a extrair verdadeiras jóias

deste tão pouco conhecido léxico que decidi compartilhar convosco

O diálogo com um paciente com patologia da boca,
olhos, ouvidos, nariz e garganta é sempre um desafio para o clínico:

-"A minha expectoração é limpa, assim branquinha,

parece com sua licença espermatozóides".

-"Quando me assoo dou um traque pelo ouvido,

e enquanto não puxar pelo corpo, suar,

ou o caralho, o nariz não se destapa".

-"Não sei se isto que tenho no ouvido é cera ou caruncho".

-"Isto deu-me de ter metido a cabeça no frigorífico.

Um mês depois fui ao Hospital e disseram-me que tinha bolhas de ar no ouvido".

-"Ouço mal, vejo mal, tenho a mente descaída".

-"Fui ao Ftalmologista, meteu-me uns parafusinhos nos olhos a

ver se as lágrimas saiam".-"Tenho a língua cheia de Áfricas".

-"Gostava que as papilas gustativas se manifestassem a meu favor".

-"O dente arrecolhia pus e na altura em que arrecolhia às imidulas

infeccionava-as".

-"A garganta traqueia-me, dá-me aqueles estalinhos e depois fica melhor"...

(Enviado por Email por uma colega de trabalho)

AQUI em 20minutos

"El gigante muerto. El cuerpo sin vida de una ballena varada en una

playa de Songxia, China.

Mide 16 metros y pesa 20 toneladas."

China Daily / Reuters

"Ideias ousadas são como as peças de xadrez que se movem para a frente;

podem ser comidas, mas podem começar um jogo vitorioso

In Goethe

Tema: Ideia

Etiquetas:

posted by Espaços abertos.. at quarta-feira, janeiro 16, 2008

<< Home